Como aproveitar o Natal sem sobrecarregar o corpo
O Natal é um momento de convívio, celebração e boa comida. E a boa notícia é que é possível aproveitar sem exageros, sem desconfortos digestivos e sem aquela sensação de cansaço no dia seguinte. Pequenos cuidados fazem toda a diferença.

Deixo algumas dicas simples para viver o Natal com mais equilíbrio e bem-estar:
Alternar água e bebidas alcoólicas
Se for consumir cerveja ou outras bebidas alcoólicas, procurar intercalar sempre com água: um copo de bebida, um copo de água.
O álcool favorece a desidratação, o que pode provocar dores de cabeça, náuseas e fadiga no dia seguinte. A água ajuda o organismo a lidar melhor com o álcool e a reduzir esses efeitos.
Sempre que possível, optar por bebidas com menor teor alcoólico.
Se existe sensibilidade digestiva, as cervejas sem glúten podem ser uma melhor opção.
Estas escolhas ajudam a reduzir o inchaço abdominal, o desconforto intestinal e a sobrecarga do fígado.
Começar pela proteína
Iniciar a refeição com alimentos ricos em proteína, ajuda a controlar melhor o apetite.
A proteína promove maior sensação de saciedade, o que reduz a tendência para exagerar nos acompanhamentos e nas sobremesas.
Atenção às sobremesas com leite
Sobremesas com leite podem causar desconforto a quem tem intolerância à lactose.
Nestes casos, a utilização da enzima lactase antes do consumo pode ajudar a prevenir gases, inchaço abdominal e diarreia (compra-se na farmácia).
Vinagre
Uma colher de vinagre diluída em água antes da refeição ajuda a moderar a absorção dos hidratos de carbono, contribuindo para um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue (qualquer vinagre é valido, à exceção do balsâmico).
Enzimas digestivas
Em refeições mais abundantes e fora do habitual, o uso de enzimas digestivas pode ser útil, pois auxiliam a digestão de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, ajudando a reduzir sintomas como sensação de enfartamento, azia e gases.
O ananás é rico em bromelaina (parte do centro) e a papaia em papaína (caroços), ambas enzimas digestivas.
Aproveitar com equilíbrio
O Natal não deve ser vivido com restrições, mas com consciência. Com pequenas estratégias, é possível desfrutar da ceia com prazer, mantendo o bem-estar digestivo e geral.
Feliz Natal 🎄✨
Rita

